Páginas

POTENCIAÇÃO


APRENDENDO SOBRE AS POTÊNCIAS

Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais.







VEJAMOS COMO É:

2= 16  ou seja é a multiplicação dos fatores que se repete quatro vezes; observe o exemplo2.2.2.2.= 16
2 – é a base, onde sempre será o valor do fator;
4 – é o expoente, a quantidade de vezes que o fator se repete;
16 – é a potência, o resultado do produto.

OBS.: NÃO SOME OS FATORES 2.2.2.2=8  RESPOSTA ERRADA
APENAS USE A MULTIPLICAÇÃO QUE VOCÊ CONHECE POR CONTA DE: VEZES. APRENDEU A DIFERENÇA? Veja mais um exemplo abaixo.

53 = 5 . 5 . 5 = 125   CORRETO

53 = 5 . 5 . 5= 15   ERRADO


Revisando:
2= 16
2 é a base
4 o expoente 
16 resultado da potência.  VIU COMO É FÁCIL...

      LEITURA DE POTÊNCIAS

23 = dois elevado ao cubo ou dois elevado a três.
44 = quatro elevado à quarta potência ou quatro elevado a quatro.
52 = cinco elevado ao quadrado ou cinco elevado a dois.
1010 = dez elevado à décima potência ou dez elevado a dez.

                             Regras da potenciação
  • Toda potência com expoente igual a zero terá potência (resultado) de 1:
Exemplos
5= 1       e       30 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
Exemplos21 = 2                  31 = 3                     151 = 15
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
Exemplos05 = 0                 012 = 0                   0100 = 0
Base negativa e expoente ímpar, resultado negativo.
Exemplos(-3)3 = (-3) x (-3) x (-3) = -27
Base negativa e expoente par, resultado positivo.
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
agora para reforçar, vamos assistir um pequeno vídeo. Em seguida vamos brincar um pouco, fazendo algumas atividades.



É ISSO AI GALERINHA, AGORA VAMOS  MÃOS A OBRA. FAÇA AS DELICIOSAS ATIVIDADES: DUVIDAS NOS MANDE UM FEEDBACK  NO CHAT OK.


Questão 1. Calcule as seguintes potências:

a) 2^6
b) 3^8
c) 9^0
d) 1^{500}
e) 0^{200}
f) 10^6


Questão 2. Marque V para verdadeiro e F para falso.
a) (    ) O quadrado de 50 é igual a 2500.
b) (    ) O cubo de 9 é 27.
c) (    ) A sétima potência de 2 é 128.
d) (    ) A quinta potência de 1 é 5.
e) (    ) A décima oitava potência de 0 é 1


QUESTÃO 03 Escreva como se lê:
a) 4² =     
b) 5³ =    
c)  dois elevado a sexta potencia
d)  sete elevado ao cubo
e)  três elevado a quarta potencia
  f)  trinta e oito elevado a quinta           potencia
g)  sete elevado a sexta potencia
h)  doze elevado a sexta potencia
i)   vinte e quatro elevado a quarta potencia
j)  vinte elevado ao cubo

QUESTÃO 04 RESOLVA CADA POTÊNCIA:
a)  3² = 
b) 8² = 
 c) 2³= 
 d) 3³ = 
 e) 6³ = 
 f)32² = 
 g)15³ =
 h) 30³= 
 i)11⁴ =
 j) 101² =

QUESTÃO 05 CALCULE:

Em 7² = 49, responda:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?

QUESTÃO 06 Escreva na forma de potência:
a) 4x4x4=
b) 5x5=
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7=
e) 2x2x2x2x2x2x2=

QUESTÃO 07 Complete as sentenças com as palavras positivo, negativo ou um, de modo que elas sejam 
verdadeiras:

a) Um número inteiro positivo elevado a zero é igual a ________________  
b) Um número inteiro positivo elevado ao cubo é um número inteiro_____________  

c) Um número inteiro negativo elevado ao quadrado é um número inteiro ___________ 

d) Um número inteiro negativo elevado ao cubo é um número inteiro _______________  


e) Um número inteiro negativo elevado a zero é igual a ______________   

QUESTÃO 08 CALCULE AS POTÊNCIAS:

a) ( - 21 )³ =

b) ( - 1 )8  =

c) ( - 83 )² =

d) ( - 195 )4 =

QUESTÃO 09 RESOLVA AS FRAÇÕES COM POTÊNCIA:
  
a) (3/7)² = 
b) (2/5)⁻¹ =
c) (1/3)³ = 
d) (-5/4)³ =
e) (-1/3)² = 
f) (-2/5)³ =
 


QUESTÃO 10 : 

COMO VOCÊ ESTA SE SAINDO, NESSAS ATIVIDADES. DE 1 A 10, QUAL FOI O NÍVEL DE SEU APRENDIZADO?


Nenhum comentário:

Postar um comentário