APRENDENDO SOBRE AS POTÊNCIAS
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais.
VEJAMOS COMO É:
24 = 16 ou seja é a multiplicação dos fatores que se repete quatro vezes; observe o exemplo: 2.2.2.2.= 16
2 – é a base, onde sempre será o valor do fator;
4 – é o expoente, a quantidade de vezes que o fator se repete;
16 – é a potência, o resultado do produto.
OBS.: NÃO SOME OS FATORES 2.2.2.2=8 RESPOSTA ERRADA
APENAS USE A MULTIPLICAÇÃO QUE VOCÊ CONHECE POR CONTA DE: VEZES. APRENDEU A DIFERENÇA? Veja mais um exemplo abaixo.
53 = 5 . 5 . 5 = 125 CORRETO
53 = 5 . 5 . 5= 15 ERRADO
Revisando:
24 = 16
2 é a base
4 o expoente
16 resultado da potência. VIU COMO É FÁCIL...
LEITURA DE POTÊNCIAS
23 = dois elevado ao cubo ou dois elevado a três.
44 = quatro elevado à quarta potência ou quatro elevado a quatro.
52 = cinco elevado ao quadrado ou cinco elevado a dois.
1010 = dez elevado à décima potência ou dez elevado a dez.
Regras da potenciação
- Toda potência com expoente igual a zero terá potência (resultado) de 1:
Exemplos
50 = 1 e 30 = 1
50 = 1 e 30 = 1
Todo número diferente de zero e elevado a um é o próprio número.
Exemplos21 = 2 31 = 3 151 = 15
Base zero e qualquer número no expoente, o resultado será zero.
Exemplos05 = 0 012 = 0 0100 = 0
Base negativa e expoente ímpar, resultado negativo.
Exemplos(-3)3 = (-3) x (-3) x (-3) = -27
Base negativa e expoente par, resultado positivo.
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
(-2)4 = (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = + 16
agora para reforçar, vamos assistir um pequeno vídeo. Em seguida vamos brincar um pouco, fazendo algumas atividades.
É ISSO AI GALERINHA, AGORA VAMOS MÃOS A OBRA. FAÇA AS DELICIOSAS ATIVIDADES: DUVIDAS NOS MANDE UM FEEDBACK NO CHAT OK.
Questão 1. Calcule as seguintes potências:
a)
b)
c)
b)
c)
d)
e)
f)
f)
Questão 2. Marque V para verdadeiro e F para falso.
a) ( ) O quadrado de 50 é igual a 2500.
a) ( ) O quadrado de 50 é igual a 2500.
b) ( ) O cubo de 9 é 27.
c) ( ) A sétima potência de 2 é 128.
d) ( ) A quinta potência de 1 é 5.
e) ( ) A décima oitava potência de 0 é 1
c) ( ) A sétima potência de 2 é 128.
d) ( ) A quinta potência de 1 é 5.
e) ( ) A décima oitava potência de 0 é 1
QUESTÃO 03 Escreva como se lê:
a) 4² =
b) 5³ =
c) dois elevado a sexta potencia
d) sete elevado ao cubo
e) três elevado a quarta potencia
f) trinta e oito elevado a quinta potencia
g) sete elevado a sexta potencia
h) doze elevado a sexta potencia
i) vinte e quatro elevado a quarta potencia
j) vinte elevado ao cubo
QUESTÃO 04 RESOLVA CADA POTÊNCIA:
a) 3² =
b) 8² =
c) 2³=
d) 3³ =
e) 6³ =
f)32² =
g)15³ =
h) 30³=
i)11⁴ =
j) 101² =
QUESTÃO 05 CALCULE:
Em 7² = 49, responda:
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
QUESTÃO 06 Escreva na forma de potência:
a) 4x4x4=
b) 5x5=
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7=
e) 2x2x2x2x2x2x2=
a) 4x4x4=
b) 5x5=
c) 9x9x9x9x9=
d) 7x7x7x7=
e) 2x2x2x2x2x2x2=
verdadeiras:
a) Um número inteiro positivo elevado a zero é igual a ________________
c) Um número inteiro negativo elevado ao quadrado é um número inteiro ___________
d) Um número inteiro negativo elevado ao cubo é um número inteiro _______________
e) Um número inteiro negativo elevado a zero é igual a ______________
QUESTÃO 08 CALCULE AS POTÊNCIAS:
a) ( - 21 )³ =
b) ( - 1 )8 =
c) ( - 83 )² =
d) ( - 195 )4 =
QUESTÃO 09 RESOLVA AS FRAÇÕES COM POTÊNCIA:
a) (3/7)² =
b) (2/5)⁻¹ =
c) (1/3)³ =
d) (-5/4)³ =
e) (-1/3)² =
f) (-2/5)³ =
QUESTÃO 10 :
COMO VOCÊ ESTA SE SAINDO, NESSAS ATIVIDADES. DE 1 A 10, QUAL FOI O NÍVEL DE SEU APRENDIZADO?
a) (3/7)² =
b) (2/5)⁻¹ =
c) (1/3)³ =
d) (-5/4)³ =
e) (-1/3)² =
f) (-2/5)³ =
QUESTÃO 10 :
COMO VOCÊ ESTA SE SAINDO, NESSAS ATIVIDADES. DE 1 A 10, QUAL FOI O NÍVEL DE SEU APRENDIZADO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário